Blogue destinado à Comunidade Portuguesa residente nos Estados Unidos e no Canadá.
Gosta de escrever?
Tem um manuscrito pronto ou em fase de acabamento? Quer dar a conhecer o seu talento?
Óptimo! Já cumpriu a sua parte do nosso contrato: você escreve, nós publicamos.
Liberte as gavetas de projectos de livros, ou de livros já acabados!
Por gosto, por lucro, por estudo, por trabalho… livro escrito é livro publicado!
Escreva hoje, publique amanhã, sem problemas, sem recusas!
sábado, 23 de dezembro de 2017
domingo, 5 de novembro de 2017
Vencedor da votação para o melhor conto de "Em tons de Valsa aguarela-fogo"
O conto Automá-á-á-á-tico-o-o-o!.. da autoria de Maria Lucília Teixeira Mendes é o vencedor da votação dos (muitos) leitores que participaram neste passatempo. À autora, os nossos parabéns!
O nosso grande agradecimento a todos os que votaram e a lembrança que é já no próximo sábado que vamos saber quem tem o número a sortear como número da sorte no totoloto.
Os nossos parabéns também para os autores que ficaram em segundo e terceiro lugar (desempate quase ao photo finish...), respectivamente Ilda Almeida Pinto com "Léria" e Pedro Forte com "Gil e a Águia".
Para os que ainda não tiveram oportunidade de ler este conto fica aqui um pequeno excerto.
Automá-á-á-á-tico-o-o-o!..
Não há infâncias iguais. A minha foi diferente de todas. Naturalmente.
Na impressora virgem dos poucos anos vividos, aberta ao inesperado, à surpresa, ao sempre novo, sem preocupações nem regras limitativas, há factos nunca apagados, normais, simples, sem importância, mas que, sem que ninguém se apercebesse, iam moldando cada vida a crescer.
Retratam um tempo, um lugar, uma cultura, uma gente e um modo de estar na vida cujas preocupações quase se resumiam às sementeiras e colheitas, ao bom ou mau tempo, aos animais a comprar ou a vender, à comida a pôr na mesa… E pouco mais. Claro que, os deveres do bom cristão comandavam e eram regra de vida para velhos e novos. Mais para os primeiros do que para os segundos! O sino da igreja marcava também os ritmos deste povo crente.
A liberdade de brincar, de correr, saltar e gritar, era infinda. Havia apenas o cuidado de que nenhuma criança caísse nalgum daqueles poços redondos, estreitos e fundos em cuja água vi, um dia, a boiar, o corpo inchado da cadela amarelada do senhor Custódio. Coitadinha!
Carros, poucos havia. O comboio não metia medo: chegava devagar e devagar partia, depois de curta paragem no apeadeiro aonde iam passear as raparigas com fatos domingueiros. Mas partia zangado por não o deixarem estar mais tempo a observar a gente: arrancava a espumar ruidosamente, para o chão e para os lados, água fumegante e a ferver que fazia saltar quem estivesse por perto.
Era também para o apeadeiro, de que apenas resta a tabuleta, que na altura ostentava o nome da sede de freguesia, - Figueiredo das Donas - que corriam as crianças, depois de aberta, como de gaiola, a porta da escola. Todos queriam chegar primeiro. Infalivelmente, em bicos de pés e olhos esbugalhados para a janela da carruagem do correio, gritavam em coro:
- Químicos, tabuletas, lapiseiras e canetas!
Logo se assomava um rosto redondo e corado, com um enorme sorriso bonacheirão. E lá vinham, janela fora, umas tabuletas de encomendas antigas, ainda com endereços escritos a que ninguém ligava, uns químicos usados e mais nem sei já o quê. (...)
Podem adquirir este livro nas principais lojas online ou adquiri-lo directamente a nós pelo endereço loja@tecto-de-nuvens.pt ou pelos telefones 224807820 ou 960131916
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Recepção dos livros para publicar na até ao final do ano
A todos os autores que este ano pediram orçamentos para publicação, e aos que não pediram mas estão a pensar publicar ainda este ano, lembramos o seguinte.
Há vouchers (vales de desconto) válidos até 31 de Dezembro), não deixem de os aproveitar.
Para alguns as férias ainda não estão bem terminadas, mas para quem trabalha em Edição e em Artes Gráficas está-se a entrar na fase final para concluir os artigos para o Natal… Por isso se querem livros para o Natal ou livros prontos para serem lançados em Janeiro é ocasião de avançar com o trabalho. O ano, em termos de edição acaba por volta do dia 21/22 de Dezembro, pelo que as obras para Janeiro têm de ir para impressão o mais tardar até 5 ou 6 de Dezembro. É uma época de muito trabalho para as gráficas pelo que, por norma, gastam sempre os 15 dias úteis para a impressão e entrega previstos em contrato, e mesmo nós, por vezes, temos dificuldade em lidar com o excesso de pedidos feitos em Novembro (todos sempre com urgência).
Aconselhamos, por isso, que todos os que querem livros até ao início de Janeiro dêem início ao processo de edição antes do final de Outubro. Só assim trabalharemos com alguma calma, e este plural inclui, e de que maneira, os autores, por norma são eles que têm dificuldade em acompanhar o nosso ritmo…
E, finalmente, nunca é demais lembrar que na nossa indústria os preços são acertados a 31 de Janeiro de cada ano (em teoria os preços sobem ou baixam, mas como sabemos, infelizmente, o baixar não tem sido muito usual. Dentro do possível tem-se mantido, mas a palavra final é completamente alheia à vontade de editores e impressores, vem mesmo dos fabricantes de papel e de tinta); mais um motivo para não deixarem para o próximo ano o que podem imprimir neste…
Neste sentido, para quem já recebeu orçamentos, convém que peçam a sua rectificação, a validade dos orçamentos costuma ser de 60 dias e, regra geral, não inclui promoções. Agradecemos que os pedidos de orçamento seja acompanhado pelo respectivo manuscrito na forma mais final possível e com indicação de formato e número de exemplares; alguns orçamentos requerem a colaboração de terceiros e sendo um serviço gratuito, não podemos estar sempre a pedir orçamentos para abarcarem todas as possibilidades, nem podemos dar orçamentos para todas as possibilidades. Com toda a certeza que percebem o porquê.
Qualquer dúvida, como de costume, deverá ser-nos enviada para que a possamos esclarecer.
Até breve!
Teresa Cunha, editora
quinta-feira, 13 de julho de 2017
domingo, 4 de junho de 2017
Olhar de Amor - resultado da votação do público
Concluída a votação para o poema favorito da colectânea "Olhar de Amor" os resultados são os seguintes:
1º Reflexo do teu desejo - Ilda Pinto de Almeida
2º Amor de Sacrifício - Florentino Mendes Pereira
3º Carta de Amor - António Jesus Cunha;
1º Reflexo do teu desejo - Ilda Pinto de Almeida
2º Amor de Sacrifício - Florentino Mendes Pereira
3º Carta de Amor - António Jesus Cunha;
Sou Mulher - Maria de Fátima Ribeiro
A todos, e em particular à Ilda Pinto de Almeida, autora residente nos Estados Unidos,os nossos parabéns!
A todos, e em particular à Ilda Pinto de Almeida, autora residente nos Estados Unidos,os nossos parabéns!
Em virtude do sorteio de hoje, dia 3, do Totoloto que teve como número da sorte o número 12, a participante Lucília Mendes é a grande vencedora deste passatempo. Também para ela os nossos parabéns!
Fica aqui o poema vencedor
Fica aqui o poema vencedor
Reflexo do meu desejo
Olho teus olhos
E vejo o mar
São um oceano sem fim
Onde te quero encontrar
Leio o teu pensamento
Nessa visão, nesse olhar
É profundo e penetrante
Na imensidão do mar
Tu és o reflexo do meu desejo
Eu sou a lua e tu o luar
És o espelho da minha alma
A sombra do meu andar
Olho as estrelas e vejo-te
Nelas brilham a tua imperfeição
Mas é essa imperfeição
Que me dá a força p’ra te amar
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Passatempo Clube dos Livros
A Tecto de Nuvens tem o prazer de anunciar que se associou ao 7º aniversário do blogue Clube dos Livros e deixou por lá umas prendinhas para os leitores.
As ofertas são baseadas na nossa colectânea de poesia "Olhar de Amor" * que conta com a participação da autora portuguesa, a viver nos Estados Unidos, Ilda Pinto Almeida.
Aproveite para ver as ofertas e, caso ainda não o tenha feito, conhecer o blogue que tem sempre óptimas sugestões de leitura, passatempos, notícias, etc.
http://www.clubedoslivros.pt/2017/04/tecto-de-nuvens-passatempo-7.html
As ofertas são baseadas na nossa colectânea de poesia "Olhar de Amor" * que conta com a participação da autora portuguesa, a viver nos Estados Unidos, Ilda Pinto Almeida.
Aproveite para ver as ofertas e, caso ainda não o tenha feito, conhecer o blogue que tem sempre óptimas sugestões de leitura, passatempos, notícias, etc.
http://www.clubedoslivros.pt/2017/04/tecto-de-nuvens-passatempo-7.html
terça-feira, 21 de março de 2017
Impressão no Brasil
Sabemos da grande proximidade da Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos e no Canadá ao Brasil. É um enorme mercado de língua portuguesa onde há muitas actividades literárias em que participam autores portugueses.
Temos, por isso, todo o gosto em anunciar que desde o início deste mês também podemos imprimir no Brasil, mais uma vez reduzindo os custos de disponibilizar livros para lá.
Os autores que tenham contactos no Brasil com instituições e com lojas podem imprimir no Brasil, fazer a entrega para esses contactos que lá tenham e coordenar uma distribuição e venda a partir de lá, mantendo a mesma estrutura que permite fazer as mesmas edições, em simultâneo ou em separado, para a Europa e América do Norte.
Do mesmo modo, autores localizados no Brasil e que queiram publicar, também, na Europa e na América do Norte ficam agora com uma opção muito mais vantajosa em termos de investimento.
Para obterem orçamentos para o Brasil o sistema é idêntico ao processo para Estados Unidos e Canadá, é necessário fornecer a localização da entrega (o código postal será a opção mais rigorosa).
Como sempre, estamos à vossa disposição para fornecer mais informações e prestar esclarecimentos.
Não adie mais a sua publicação, os seus leitores estão à espera!...
quinta-feira, 2 de março de 2017
Quem somos e qual é a nossa missão?
A Tecto de Nuvens é uma empresa situada no domínio da Edição e das Artes
Gráficas especialmente vocacionada para serviços personalizados e on demand (a
pedido). São serviços de qualidade, que graças às tecnologias actualmente
disponíveis, permitem uma maior precisão no reflexo do perfil do cliente
(personalização), mas a poderem ser disponibilizados a custos menos elevados do
que o habitual dado não haver necessidade de produção em massa, de
armazenamento ou de uma rede de distribuição, uma vez que a produção será feita
sempre em função das necessidades do cliente; ou seja o “quando” e a
“quantidade” serão sempre determinados pelo cliente (on demand).
Festejamos este ano o nosso 10º aniversário e estamos muito felizes por, finalmente, chegarmos aos Estados Unidos e ao Canadá.
O nosso objectivo, a nossa missão, é proporcionar
à Comunidade Portuguesa residente nos Estados Unidos e no Canadá a
possibilidade de publicar (com ou sem chancela, conforme preferirem para cada
livro) os seus textos: poesia; romances; contos; biografias; testemunhos (para
homenagens, celebração de efemérides, etc.); arte; receitas; fotografia, etc.
Sabemos
da dificuldade em publicarem fora dos Estados Unidos e Canadá, nomeadamente em
Portugal, devido ao elevado custo do envio de livros para aí. É um problema que
temos tentado, em vão, resolver.
Sendo
assim, abordamos a questão de outro modo: passamos a imprimir nos Estados
Unidos e a entregar directamente nos Estados Unidos e no Canadá. Para aqueles
autores que também querem livros distribuídos na Europa faz-se uma segunda
impressão, na Europa. Deste modo, faz-se uma só capa, um só miolo e duas
impressões do mesmo livro divididas entre os Estados Unidos e a Europa, com
custos muito mais acessíveis.
O
preço final para os Estados Unidos e Canadá varia conforme o local de entrega,
isto é, ficará mais barato o livro que é para entregar a 50 km da fábrica do
que aquele que é para entregar a 2000 km…
Podemos
oferecer serviços combinados ou em separado, sempre com o único objectivo de
irmos exactamente ao encontro daquilo que cada autor verdadeiramente precisa.
Alguns dos nossos serviços:
Revisão
do texto (gramática, pontuação) – segundo o Novo Acordo ou com a Grafia Antiga.
Revisão
editorial (editing) com conselhos e sugestões. Também com leitores-beta, se
assim o desejarem-
Ilustrações.
Concepção
de capa.
Paginação.
Toda
a burocracia necessária.
Textos
promocionais (para a capa; imprensa; redes sociais).
Serviços
de marketing online.
Concepção
e entrega de merchandising.
Etc.
Queremos ir de encontro ao vossos desejos e expectativas, por esse motivo convidamos a Comunidade Portuguesa nestes dois países a fazer-nos chegar as suas sugestões, dúvidas, conselhos, tanto para edições próprias como para outro tipo de actividades literárias que considerem pertinentes.
Nenhuma opinião será desperdiçada e é, de antemão, agradecida.
Contactem-nos pelos emails: geral@tecto-de-nuvens.pt ou tectodenuvens@hotmail.com ou deixem uma sugestão na caixa de comentários (a mensagem não aparece logo!). A todos os que nos contactarem e que possamos contactar por email teremos todo gosto em oferecer, sem qualquer custo, o livro "Marketing Editorial on demand" em versão PDF ou e-pub (assinalem, por favor, a que preferem), que é uma primeira abordagem a como poderão vender e divulgar o vosso trabalho.
O vosso contacto é sem qualquer compromisso, seja para uma sugestão ou para esclarecer uma dúvida, mas será valioso para podermos ir de encontro às vossas aspirações.
Muito obrigada!
Teresa Cunha, editora
Subscrever:
Mensagens (Atom)